Sim. É verdade. E isto acontece pelo fato de existirem vários itens que compõem o “score” de cada indivíduo
Provavelmente você conhece alguém que simplesmente ligou para uma corretora de seguros e informou o tipo (marca) do carro e o ano de fabricação ou modelo e já foi perguntando sobre o preço do seguro do seu “possante”.
Outra situação bem comum é a pessoa achar que pelo fato de um amigo ou familiar ter um veículo idêntico ao dele e ter pago um determinado valor pelo seguro, o preço que ele vai pagar também vai ser igual ou similar ao amigo.
E quando ele recebe a cotação, normalmente faz a seguinte pergunta: esta segunda situação, “o seguro do meu amigo “Fulano” deu R$ 1.320,00 e o carro dele é igual ao meu, então por que o meu ficou tão alto, em relação ao dele?”
Caso você tenha alguma dúvida e queira falar com a gente, basta nos adicionar no WhatsApp – “99612 3636”
Seguindo o raciocínio, a diferença de preço entre um cálculo e outro, mesmo que um determinado veículo tenha as mesmas características que o outro, inclusive que seja da mesma marca, modelo e até ano de fabricação está no SCORE.
E o que é Score?
É uma importante ferramenta que tem como objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão das empresas, por ocasião da concessão de crédito e realização de negócios com o cliente.
O score indica, por meio de uma pontuação, que vai de 0 e 1.000, qual a chance de determinado consumidor (com base no seu perfil), pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses.
Para realizar o cálculo, são consideradas informações que vão desde a região onde o cliente mora, até a quantidade de títulos protestados que ele teve em um determinado período, dentre outras informações.
Existe uma ferramenta gratuita, com cadastro individual, onde você pode conhecer o seu score gratuitamente. Caso tenha interesse em conhece-la, (ao terminar a leitura deste artigo) clique aqui e siga as instruções indicadas no site, para fazer a sua consulta.
1 – Sua idade – O cálculo do score avalia este item e considera como parâmetro médio, 31 anos. Isto é, se você tem menos que 31 anos, o seu score é avaliado de uma forma, se tem acima desta idade, tem outro peso na análise;
2 – Seu perfil profissional – Professores, engenheiros, médicos, vendedores, aposentados (dentre tantas outras classificações), têm avaliações diferentes, para o cálculo do score, junto à seguradora;
3 – Financiamento do veículo (do bem a ser segurado) – Quando o seu veículo for financiado, o cálculo do seu score terá como influência este fator. Porém, há um detalhe: se o valor da parcela for superior a 30% do total da renda informada, o score será influenciado na hora do cálculo do prêmio do seguro.
Se a parcela for inferior a 30% da renda informada, a situação se inverte e há um incremento no percentual do score. A grande vantagem, neste caso, acontece quando o carro é particular e não está financiado.
4 – Existência de restrições no nome do segurado ou condutor – Nestes casos, a seguradora irá avaliar com mais cuidado, para conhecer detalhes acerca do motivo ou situação que a restrição se insere.
Se for uma situação simples, como por exemplo, algo que está em processo de solução, não há muita influência, mas, caso seja algo mais complexo, o score será influenciado, com certeza.
5 – Uso do veículo – Quando se trata de um veículo que será usado somente para viagens particulares, onde o segurado ou condutor não usa o carro para ir à faculdade ou como ferramenta de trabalho, o cálculo do score terá uma vantagem para o cliente.
Porém, quando for o caso de uso para ir à faculdade, ou como veículo para trabalho, haverá uma avaliação mais severa e o prêmio poderá ficar mais elevado.
Atualmente, o maior agravante e que influencia de forma significativa no cálculo do prêmio do seguro é quando o veículo tem como objetivo ser usado para transportes por aplicativos. Nestes casos, há uma majoração, em função do risco que aumenta consideravelmente.
Conforme tentamos lhe mostrar, não há como ter conhecimento sobre o valor de um prêmio de seguro (o preço pago pelo cliente), antes que sejam avaliados vários detalhes que serão importantes e influenciadores por ocasião do cálculo junto à seguradora.
FINALIZANDO,
É importante ter em mente que o valor que você vai pagar pelo seu seguro é individual e totalmente personalizado conforme o perfil do segurado/condutor.
Não há como se chegar ao valor do SEU prêmio, através de comparações simples com outras pessoas, mesmo que as características sejam idênticas as do seu amigo ou familiar. Boa sorte e nos veremos no próximo artigo.
Forte abraço e até o próximo artigo
